Igreja Católica e liberdade religiosa: a renovação desencadeada pelo Concílio Vaticano II
DOI:
https://doi.org/10.23925/1677-1222.2017vol17i3a8Palavras-chave:
modernidade, liberdade religiosa, pluralismo religioso, Igreja Católica, Concílio Vaticano IIResumo
O artigo apresenta o processo de mudança vivido pela Igreja Católica no que diz respeito ao tema da liberdade religiosa. Com o advento da modernidade, a defesa da liberdade religiosa questionou a posição hegemônica da Igreja Católica. A Igreja Católica reagiu à ideia de liberdade religiosa e às consequências daí decorrentes. O Concílio Vaticano II, dentro do espírito do aggiornamento desencadeado por João XXIII, promoveu uma mudança de paradigma que levou a instituição a valorizar e defender a liberdade religiosa. O artigo parte do pressuposto de que a modernidade levou a Igreja Católica a reconhecer que a realidade do pluralismo religioso e da liberdade religiosa são condições históricas necessárias para o exercício de sua missão no mundo.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Attribution-NonCommercial 4.0 International, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.