Tálamo dos Cânticos na capela Árvore da Vida: por uma espiritualidade do atrevimento
DOI:
https://doi.org/10.23925/1677-1222.2018vol18i1a7Palavras-chave:
Hermenêutica. Espiritualidade. Performance. Mística. PoesiaResumo
A capela Árvore da Vida foi agraciada, em 2011, com o prémio ArchDaily para edifício religioso com melhor arquitetura, e tornou-se mundialmente conhecida. Na construção de uma via hermenêutica de acesso ao seu tálamo eucarístico, em cuja criação participámos, explora-se a sua compreensão multidimensional: as diferentes camadas simbólicas; como memória e recriação se implicam. Nesse diálogo temos presentes as criações artísticas, a literatura mística (sobretudo comentários de Santa Teresa e sermões de S. Bernardo sobre o Cântico dos Cânticos) e a poesia contemporânea. Ensaístico e meditativo, o texto desafia para uma espiritualidade do atrevimento, no sentido teresiano, cuja expressão criativa se institui no renovar poético da espacialidade, da praxis escultórica, da performance ritual e da linguagem religiosa.Downloads
Publicado
2018-05-17
Edição
Seção
Seção Temática
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Attribution-NonCommercial 4.0 International, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.