Do Recife a Medellín: aspectos históricos e pastorais
DOI:
https://doi.org/10.23925/1677-1222.2018vol18i2a3Palavras-chave:
Medellín, D. Helder Câmara, José Comblin, CNBB, Ditadura, TFPResumo
Há duas maneiras de se fazer história. A primeira é ignorando o passado, como se este não contribuisse em nada com o momento presente. A segunda maneira é revisitando-o para que, compreendendo com distância histórica, documentos e crítica os eventos passados, possamos melhorar significativamente o momento presente. É com esse intuito que realizamos a pesquisa e escrevemos o presente artigo, em que revisitamos o ano de 1968, um ano de grande tensionalidade e divisões de opinião na Igreja do Brasil. Nele, apresentamos o “Caso Comblin”, que trata do vazamento público do documento “Notas sobre o documento de base para a II Conferência Geral do Episcopado Latino-Americano”, que foi solicitado por D. Helder Câmara a José Comblin e à equipe do ITER como preparação à Conferência de MD, e como esse episódio acabou por desvelar as duas linhas opostas de Igreja no Brasil naqueles anos - e suas consequências.Downloads
Publicado
2018-08-31
Edição
Seção
Seção Temática
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Attribution-NonCommercial 4.0 International, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.