Pluralismo e Diálogo Inter-Religioso na Conferência de Medellín
DOI:
https://doi.org/10.23925/1677-1222.2018vol18i2a7Palavras-chave:
Concílio Vaticano II, II Conferência de Medellín, diálogo inter-religiosoResumo
O artigo tem por objetivo compreender como a II Conferência de Medellín, por meio de seu documento conclusivo, refletiu sobre o pluralismo e o diálogo inter-religioso. Medellín representa um marco para a Igreja católica no continente latino-americano. Se na I Conferência, realizada no Rio de Janeiro em 1955, a Igreja do continente se preocupava com problemas internos como a escassez de sacerdotes, a preservação e a defesa da fé, a de Medellín reflete sobre problemas sociais mais abrangentes e urgentes. Com o objetivo principal de refletir sobre o papel da Igreja no contexto específico do continente, Medellín tem no Concílio Vaticano II (1962-1965) os seus fundamentos e motivações. É inspirada no Concílio que a Conferência de Medellín enfrenta o desafio de compreender o pluralismo e de acolher a exigência do diálogo inter-religioso.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Attribution-NonCommercial 4.0 International, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.