Pequenos grandes detalhes da II Conferência Geral do Episcopado em Medellín
DOI:
https://doi.org/10.23925/1677-1222.2018vol18i2a8Palavras-chave:
profecia episcopal, novos atores, sinodalidade e justiça e paz.Resumo
O evento de Medellín foi um ponto de mutação na vida das Igrejas cristãs do continente latino-americano. Alguns bispos, com sólida formação teológica e pastoral, assumiram nova maneira de viver a fé cristã, superando o colonialismo europeu e gestando um rosto afro-indígena-mestiço inédito nas terras do subcontinente. Apresentar alguns pequenos detalhes dessa mudança com os nomes, funções e modo como se fez esse parto profético é o escopo deste artigo. Apresentaremos os dados numéricos, os personagens centrais na elaboração de um documento que agora faz 50 anos. Ao final, um quadro sinótico da presença episcopal no Concílio e na II Conferência Geral nos dão pistas das raízes de uma Igreja adulta e comprometida com a causa das imensas maiores exploradas do continente.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Attribution-NonCommercial 4.0 International, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.