Estudo e reflexão sobre a linguagem no Ensino Religioso
DOI:
https://doi.org/10.23925/1677-1222.2018vol18i2a10Palavras-chave:
Educação, Linguagem, Ensino ReligiosoResumo
Alguns elmentos são necessários para a compreensão do Ensino Religioso como um componente curricular, dentre os quais encontra-se a questão da linguagem. Essa temática foi abordada formalmente por Wolfgang Gruen na década de mil novecentos e oitenta. Todavia, em decorrência das discussões e estruturação da Base Nacional Curricular, torna-se necessário a retomada dos estudos sobre esse elemento constitutivo de um componente curricular. Este artigo parte do resultado de uma pesquisa qualitativa e bibliográfica realizada a partir de publicações acadêmicas identificadas no Projeto Mapa da Produção Científica, visando verificar e sistematizar os aspectos teóricos sobre a questão da linguagem. Foram abordadas a questão da compreensão e aquisição da linguagem, bem como aspectos da linguagem religiosa e sua relação específica com o Ensino Religioso. Portanto, este texto tem a pretensão de contextualizar a questão da linguagem no cenário dos estudos sobre o Ensino Religioso, porém compreende que, para ampliar posteriormente este trabalho, é necessário ampliar o campo de diálogo com áreas como a Comunicação, Filosofia da Linguagem e outras que permitam aprofundar a temática da linguagem e situações didáticas para o fazer pedagógico do componente curricular.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Attribution-NonCommercial 4.0 International, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.