Ciências da religião nas universidades públicas brasileiras: modelos de implementação e desafios
DOI:
https://doi.org/10.23925/1677-1222.2019vol19i2a3Palavras-chave:
Ciências da Religião, Pesquisa, Ensino religioso, EpistemologiaResumo
Esse artigo explora a inserção das Ciências da Religião no âmbito das universidades públicas brasileiras. Para tanto, busca responder à pergunta pelo modo como se deu essa inserção e quais as consequências para o perfil dos cursos e os desafios enfrentados. Ao analisar os cursos, seus processos de fundação ocorreram por dois caminhos principais. Os primeiros cursos de licenciatura surgem a partir da forte demanda prática do Ensino Religioso, com ênfases pedagógicas e em universidades estaduais. O outro modelo é constituído pela iniciativa de professores de outras áreas do saber atuantes nas universidades federais e que lutam para implementação do curso. Este conjunto de fatores gera cursos com ênfase no caráter interdisciplinar das Ciências da Religião e o desafio de evidenciar a importância do estudo da religião no ambiente acadêmico.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Attribution-NonCommercial 4.0 International, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.