Espaço, tempo e religião: devoção da Medalha Milagrosa em París, França
DOI:
https://doi.org/10.23925/1677-1222.2019vol19i3a8Palavras-chave:
Miraculous Medal, Chapel of the Rue du Bac, Holy city, Sacred space, MemoryResumo
Deseja-se sugerir uma maneira particular de olhar as cidades em relação ao seu contexto cultural, estabelecendo um elo entre espaço, tempo e religião. A interpretação do sagrado como elemento do espaço, a análise do tempo em que ocorreu, a hierofania no lugar, são os caminhos metodológicos valorizados no texto. Paris – a cidade-santuário – sustenta a permanência do espaço sagrado da Capela da Rue du Bac, ambas são exemplos de lugar de memória cujas manifestação de fé religiosa compõe o tema central deste artigo. O roteiro devocional dos visitantes e o alcance espacial dos devotos ao Santuário da Medalha Milagrosa completam a pesquisa realizada, tanto na parte teórica como na análise empírica.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Attribution-NonCommercial 4.0 International, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.