Escalas políticas: Igreja Católica, metodismo e República (Belém, 1890)
DOI:
https://doi.org/10.23925/1677-1222.2019vol19i3a18Palavras-chave:
Imprensa, Belém, Casamento Civil, DivórcioResumo
Partindo da imprensa belenense do final do século XIX, o artigo trata dos pontos de vista da Igreja Católica, do Metodismo e da República a respeito do casamento civil e do divórcio. Dessa maneira, a presente reflexão sustentou-se na lógica de que as três instituições fabricavam linguagens político-religiosas, em que suas interpretações acerca das núpcias e da separação conjugal bastante variaram. Isso ocorria porque estava em disputa a mensagem narrativa a se tornar predominante
acerca daqueles temas.
Downloads
Publicado
2020-01-23
Edição
Seção
Intercâmbio
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Attribution-NonCommercial 4.0 International, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.