Em “certos dias santos” numa “dança sem fim”: o movimento dos corpos dos escravizados em suas experiências religiosas no Brasil Colonial (Pernambuco, século XVII)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/1677-1222.2020vol20i1a2

Palavras-chave:

Danças, Religião, Rituais afro-brasileiros, Escravidão, Heranças africanas

Resumo

Este artigo tem como objetivo principal analisar o significado do corpo na experiência religiosa de alguns escravizados de origem centro-africana que viveram em Pernambuco nos anos 30 do século XVII, a partir da análise de dois textos produzidos, neste período, por Zacharias Wagener, um viajante europeu que morou na região. Procura-se demonstrar que o movimento de seus corpos, descrito nestes relatos, estava ligado à sua capacidade de transcendência, superação do sofrimento e construção de sentido por meio da releitura de alguns elementos das tradições religiosas centro--africanas transplantadas para o Brasil, que contribuíam para a sobrevivência e ressignificação, neste território colonial, das heranças religiosas de seu continente de origem.

Biografia do Autor

Robert Daibert Jr., PPG em Ciência da Religião da UFJF

Professor do PPG em ciência da religião da UFJF. Doutor em história (UFRJ).

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Publicado

2020-06-24