Considerações teológico-políticas sobre nudez, desnudamento e vida nua em Giorgio Agamben

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/1677-1222.2020vol20i1a7

Palavras-chave:

Agamben, Nudez, Desnudamento, Vida nua

Resumo

Este estudo busca compreender o sentido da nudez na perspectiva teológica e em seus desdobramentos na política, como desnudamento do ser humano, a nua corporeidade da vida. Recorre-se à interpretação de Giorgio Agamben sobre a teologia da veste de Erik Peterson, para o qual, com o pecado, o ser humano é despojado da veste de glória, apontando para seu desnudamento. Em seguida, aborda-se a questão da nudez no sentido biopolítico, ou seja, como vida nua, pondo em destaque a radicalidade da nua corporeidade do homo sacer, que se evidencia pela “matabilidade” e pela “insacrificabiliade” no espaço de exceção. À luz dessas considerações teológico-políticas sobre a nudez do ser humano, o texto busca tecer uma aproximação entre o desnudamento e a vida nua.

Biografia do Autor

Geraldo Luiz De Mori, FAJE

Reitor e professor titular da FAJE. Coordenador do grupo de pesquisa  “As interfaces da antropologia na teologia contemporânea” (FAJE). Doutor em Teologia (Centre Sèvres - França). 

Davi Mendes Caixeta

Graduando em Teologia (FAJE). Mestre em Filosofia (PUC-SP). Membro do grupo de pesquisa “As interfaces da antropologia na teologia contemporânea.”

Downloads

Publicado

2020-06-24