Da alma imortal ao transhumanismo: o corpo que transcende em movimento
DOI:
https://doi.org/10.23925/1677-1222.2020vol20i1a9Palavras-chave:
Epistemologia, Espiritualidade, Transcendência, CorporeidadeResumo
Este ensaio analisa a relação corpo e movimento para a transcendência a partir de conceitos fundantes sobre a temática corpo - imanência e transcendência. Retoma princípios e ideias de autores clássicos da filosofia e religião, como Platão e Aristóteles, bem como Hegel e Descartes para tratar da materialidade concreta do corpo no percurso histórico-social e que, ao se movimentar, desenvolve a espiritualidade que move e a força psíquica que transcende. Entre os conceitos, aprecia a corporeidade em Merleau-Ponty e seus seguidores e a transcendência humanizada em Manuel Sérgio e os estudiosos deste autor. Aplica como metodologia a revisão de estudos e como procedimento metodológico a classificação de ideias e princípios teóricos categorizados pelas acepções de corpo, movimento, espiritualidade e transcendência nos autores eleitos. Conclui que no movimento consciente, como processo permanente da trajetória humana, ocorre a transcendência de limites corpóreos e de níveis de espiritualidade.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Attribution-NonCommercial 4.0 International, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.