A inserção missionária batista para o Brasil Central a partir de 1925: apontamentos e análises de fontes e referências
DOI:
https://doi.org/10.23925/1677-1222.2020vol20i1a13Palavras-chave:
Batistas, Missões, Brasil CentralResumo
O objetivo deste texto é trazer apontamentos e análises de fontes e historiografia que contribuam para a compreensão da expansão missionária batista ao Brasil Central a partir do ano de 1925. O artigo foi construído dentro da perspectiva da história cultural das religiões. Após a verificação das fontes e referências, concluiu-se que os batistas aproveitaram o contexto de expansão protestante por toda a América Latina, bem como fizeram uso do discurso da suposta necessidade que os habitantes do interior tinham de receber a mensagem cristã, a fim de justificar a concretização de seus projetos. Acredita-se que as questões aqui elecandas podem contribuir para os debates acerca da temática protestante no Brasil, sobretudo em se tratando do campo da história cultural das religiões.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Attribution-NonCommercial 4.0 International, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.