“Em busca de diamantes para a coroa do mestre”: história, discursos religiosos e missionarismo batista no Vale do Rio Tocantins

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/1677-1222.2020vol20i1a16

Palavras-chave:

História cultural das religiões, Missionarismo, Protestantismo, Vale do Rio Tocantins

Resumo

O objetivo desse artigo é analisar os discursos produzidos por Lewis Mallen Bratcher, da Junta de Missões Nacionais (JMN), da Convenção Batista Brasileira (CBB), resultados de viagem realizada pelo missionário ao Vale do Rio Tocantins, na região amazônica, em 1925. A narrativa de Bratcher sobre a região é analisada na perspectiva teórica de Pierre Bourdieu sobre o campo religioso, segundo o autor, um espaço abstrato, eminentemente social, de produção, reprodução e consagração de práticas arbitrárias, associada à abordagem da história cultural das religiões. Nas palavras do missionário, divulgadas no “O Jornal Batista” (OJB), percebe-se não somente a cosmovisão religiosa evangélica, mas a incorporação de concepções de civilização em voga durante as primeiras décadas da República no Brasil.

Biografia do Autor

Vasni Almeida, UFT

Docente do Curso de História da UFT. Coordenador do PPG do Mestrado Profissional em História das Populações Amazônicas da PPHispam. Doutor em História (UNESP).

Wedster Felipe Martins Sabino

Bolsista de iniciação científica CNPq pela UFT.

Downloads

Publicado

2020-06-24