Religiosidade protestante diante da união dos negros do Amapá: a experiência do afro-protestantismo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/1677-1222.2020vol20i1a17

Palavras-chave:

Religiosidade, Identidade, Afro-protestantismo, Amapá

Resumo

O presente texto objetiva discutir sobre a religiosidade protestante diante da união dos negros do Amapá: a experiência do afro-protestantismo, isto é, a experiência híbrida de cunho religioso afro com o protestantismo histórico e pentecostal de um quilombo localizado no município de Macapá-AP. Quilombo este de origem africana que surgiu em 1954, mas que, a partir de 1968, optou pela religiosidade protestante. O presente trabalho é parte integrante de um estudo etnográfico de natureza qualitativa que adotou a pesquisa bibliográfica, a análise documental, a entrevista semiestruturada no âmbito da tese de doutorado em teologia defendida em 2017 pela Faculdades EST, em São Leopoldo-RS. Os resultados da pesquisa apontam que a “nova identidade quilombola” da CRQMP é o resultado de uma junção de elementos ligados às raízes de sua ancestralidade com elementos e símbolos de doutrinas protestantes, ou seja, há um hibridismo cultural-religioso. Além disso, os resultados da pesquisa demonstram que, embora não haja essência de uma identidade negra pura e/ou autêntica, os traços de cultura negra estão presentes em seu cotidiano, nas formas de criar, saber e fazer, como pudemos perceber em suas celebrações religiosas afro-protestantes.

Biografia do Autor

Elivaldo Serrão Custódio, UNIFAP

Professor do PPG em educação da UNIFAP, e do curso de pedagogia da FAMAT. Vice-líder do Grupo de Pesquisa Educação, Interculturalidade e Relações Étnico-Raciais (UNIFAP). Doutor em Teologia (EST).

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Publicado

2020-06-24