Espiritualidade/religiosidade e psiquiatria em Eugenio Borgna

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/1677-1222.2021vol21i1a10

Palavras-chave:

Espiritualidade/Religiosidade, Saúde, Fenomenologia, Psquiatria fenomenológica

Resumo

O objetivo deste artigo será mostrar como o tema da espiritualidade/religiosidade é abordado pelo psiquiatra italiano Eugenio Borgna no horizonte da antropologia fenomenológica. Os conhecimentos filosóficos, teológicos e literários são recursos aos quais ele recorre para meditar sobre as questões de sentido que atravessam a experiência humana, como são aquelas da dimensão interior da dor, da fragilidade, das emoções e do respeito à dignidade da pessoa. As edições dos seus livros aparecem acompanhadas por dois índices, um de nomes e outro bibliográfico, com as referências. Utilizamos tais índices para nos orientar no reconhecimento das fontes que mais aproximam Borgna das questões últimas da existência. Em seguida identificamos quatro categorias com as quais foi possível revelar a compreensão da espiritualidade/religiosidade em Borgna, a saber: o sentido do humano, da transcendência, do sofrimento e da interioridade. Nota-se, por fim, que o acesso a esse tipo de produção fenomenológica, no âmbito da saúde, pode reforçar a consciência sobre a necessidade de preparar os profissionais para uma escuta mais atenta a respeito das exigências espirituais e da vontade de sentido dos pacientes.

Biografia do Autor

Marcio Luiz Fernandes, Pontifícia Universidade Católica do Parana

Doutor em Psicologia pela USP e Professor Adjunto do Programa de Pós-Graduação em Teologia da PUCPR;  do Studium Theologicum de Curitiba. Membro do Grupo de Pesquisa Tempo, Memória e Pertencimento do IEA.

Marina Massimi, Universidade de São Paulo

Doutora em Psicologia pela USP. Professora colaboradora Senior do Instituto de Estudos Avançados da USP. Professora titular aposentada do Departamento de Psicologia FFCLRP. Pesquisadora CNPq Produtividade 1-A.

Downloads

Publicado

2021-05-28

Edição

Seção

Intercâmbio