EQM perturbadora, saúde mental e a espiritualidade do paciente: analisando relatos de brasileiros
DOI:
https://doi.org/10.23925/1677-1222.2020vol20i2a12Palavras-chave:
Experiência de Quase Morte (EQM), Ciência da religião, Saúde mental, Espiritualidade, HipervigilânciaResumo
EQMs (experiências de quase morte) são experiências que ocorrem quando um paciente em morte clínica ou próximo deste estado é reanimado e tem lembranças desse período. São profundamente impactantes na vida como um todo, inclusive em aspectos da espiritualidade e saúde mental. Na maior parte dos casos, são agradáveis. Alguns desses pacientes relatam experiências terríveis, com muitos impactos nefastos. O objetivo do artigo é discutir as EQMs perturbadoras e suas consequências à luz de autores das áreas médica e psicológica. Para isso, também foram analisados relatos de EQMs perturbadoras de brasileiros, coletados na pesquisa de doutorado da autora. Concluiu-se que a hipervigilância parece ser um traço comum após uma EQM perturbadora, fator associado a outras consequências, como TEPT, ansiedade e distúrbios do sono.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Attribution-NonCommercial 4.0 International, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.