O uso da ayahuasca no tratamento da dependência química: uma revisão integrativa brasileira
DOI:
https://doi.org/10.23925/1677-1222.2020vol20i2a16Palavras-chave:
Toxicomania, Religiosidade, Revisão de literatura, Droga (dependência)Resumo
Este é um artigo de revisão integrativa da produção científica brasileira sobre o uso da ayahuasca no tratamento da dependência química. Foram analisados 11 estudos, identificados nas bases de dados PePsic, SciElo, Lilacs e Google Acadêmico, por meio de buscas sistemáticas com as palavras chaves “Ayahuasca”, “Dependência Química” e “Santo Daime”. Os estudos revelam que, durante as cerimônias e, sob os efeitos da ayahuasca, os participantes se defrontam com importantes e profundas reflexões sobre suas histórias de vida e questões existenciais, as quais mobilizam a transformação dos modos de pensar, sentir e agir acerca de diferentes temas, inclusive a dependência química. Além disso, para além dos efeitos da bebida, os estudos apontam para a importância do grupo religioso no processo de cura dos dependentes químicos, reafirmando a importância da religiosidade nesse contexto.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Attribution-NonCommercial 4.0 International, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.