Plantas de poder: o uso da ayahuasca no Centro de Unificação Rosa Azul (CURA), Pará-Brasil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/1677-1222.2020vol20i2a17

Palavras-chave:

Amazônia, Enteogeno, Plantas sagradas, Cura espiritual

Resumo

As plantas de poder são símbolos de curas e experiencias transpessoais reconhecidas como portais que ampliam a consciência. A pesquisa objetivou compreender as dimensões socioculturais de uso da bebida ayahuasca no Centro de Unificação Rosa Azul, e sua associação em atenção a saúde física e espiritual. A coleta de dados ocorreu por observação participante e aplicação de questionários e formulários. Os resultados demonstraram que os participantes portam alto nível de compreensão sobre a doutrina, as plantas, o ritual e a cura. As plantas e a bebida atuam como guias de orientação para se alcançar a evolução espiritual, além de representarem caminhos para a cura física, mental e espiritual.

Biografia do Autor

Ulliane de Oliveira Mesquita, UEPA

Mestra em Ciências Ambientais (UEPA, Belém-PA). 

Flávia Cristina de Araújo Lucas, UFPA

Docente do Departamento de Ciências Naturais e do PPG em Rede Bionorte da UFPA (Belém-PA). Docente do PPG em Ciências da Religião da UEPA (Belém-PA). Doutora em Ciências Biológicas. 

Priscila Sanjuan de Medeiros Sarmento, ITV

Bolsista de pós-doutoramento pelo ITV (Belém-PA). Doutora em Ciências Ambientais. 

Manoel Ribeiro Moraes Junior, UEPA

Docente do PPG em Ciências da Religião da UEPA (Belém-PA) e do PPG em Sociologia e Antropologia da UFPA (Belém-PA). Doutor em Ciências da Religião (UMESP). 

Downloads

Publicado

2020-09-28

Edição

Seção

Seção Temática