Plantas de poder: o uso da ayahuasca no Centro de Unificação Rosa Azul (CURA), Pará-Brasil
DOI:
https://doi.org/10.23925/1677-1222.2020vol20i2a17Palavras-chave:
Amazônia, Enteogeno, Plantas sagradas, Cura espiritualResumo
As plantas de poder são símbolos de curas e experiencias transpessoais reconhecidas como portais que ampliam a consciência. A pesquisa objetivou compreender as dimensões socioculturais de uso da bebida ayahuasca no Centro de Unificação Rosa Azul, e sua associação em atenção a saúde física e espiritual. A coleta de dados ocorreu por observação participante e aplicação de questionários e formulários. Os resultados demonstraram que os participantes portam alto nível de compreensão sobre a doutrina, as plantas, o ritual e a cura. As plantas e a bebida atuam como guias de orientação para se alcançar a evolução espiritual, além de representarem caminhos para a cura física, mental e espiritual.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Attribution-NonCommercial 4.0 International, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.