Espacialização do sagrado: construções espaciais e identitárias dos “terreiros traçados” em Campina Grande-PB
DOI:
https://doi.org/10.23925/1677-1222.2020vol20i2a18Palavras-chave:
Religiões afro-ameríndias, Espacialização, Identidade, Terreiros traçadosResumo
Propomos elencar alguns aspectos relevantes na composição dos “terreiros traçados” de Campina Grande-PB, entendendo o que tornou possível o constructo de espaços de duplo pertencimento religioso: à jurema sagrada e ao candomblé, simultaneamente. As discussões teóricas, bem como as experiências de observação participante e entrevistas concedidas pelas lideranças mais antigas da cidade permitiram pormenorizar a crítica e apontar os limites de categorias recorrentes nos estudos de religiões afro-brasileiras e ameríndias, a saber, sincretismo e hibridismo. Compreendemos que para analisar a formação identitária desses espaços religiosos se faz necessário observar as dinâmicas sociais e entrecruzamentos culturais que lhes são subjacentes.
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