As alegorias religiosas de C. S. Lewis nas Crônicas de Nárnia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/1677-1222.2020vol20i3a3

Palavras-chave:

Nárnia, Alegorias religiosas, Cultura Pop

Resumo

O presente artigo tem como objetivo analisar as alegorias religiosas das Crônicas de Nárnia, de C. S. Lewis. Inicialmente, o estudo apresenta uma breve distinção entre as noções de indústria cultural e cultura pop para justificar que as versões literárias e fílmicas da série Nárnia estão situadas no âmbito da cultura pop. Em seguida, o texto apresenta a articulação entre a vida e a obra de Lewis para demonstrar que a jornada pessoal do autor, que transitou do ateísmo à conversão ao cristianismo, refletiu na concepção de sua fábula infanto-juvenil. Finalmente, sustentamos que a experiência de vida cristã transmitida de modo alegórico nos livros e filmes das Crônicas de Nárnia atesta sua longevidade e relevância, além de contemplar as principais características da cultura pop, visto que é inovadora, crítica, arquetípica e provocadora.

Biografia do Autor

Heraldo Aparecido Silva, UFPI

Coordenador do NEPEF, Professor Associado do DEFE e Membro Permantente do PPG em Filosofia da UFPI (Teresina-PI). Doutor em Filosofia (UFSCAR).

Marcos Francisco de Amorim Oliveira, UFPI

Mestre em Filosofia (UFPI). Mestrando em Comunicação pela UFPI (Teresina-PI).

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Publicado

2020-12-11

Edição

Seção

Seção Temática