As alegorias religiosas de C. S. Lewis nas Crônicas de Nárnia
DOI:
https://doi.org/10.23925/1677-1222.2020vol20i3a3Palavras-chave:
Nárnia, Alegorias religiosas, Cultura PopResumo
O presente artigo tem como objetivo analisar as alegorias religiosas das Crônicas de Nárnia, de C. S. Lewis. Inicialmente, o estudo apresenta uma breve distinção entre as noções de indústria cultural e cultura pop para justificar que as versões literárias e fílmicas da série Nárnia estão situadas no âmbito da cultura pop. Em seguida, o texto apresenta a articulação entre a vida e a obra de Lewis para demonstrar que a jornada pessoal do autor, que transitou do ateísmo à conversão ao cristianismo, refletiu na concepção de sua fábula infanto-juvenil. Finalmente, sustentamos que a experiência de vida cristã transmitida de modo alegórico nos livros e filmes das Crônicas de Nárnia atesta sua longevidade e relevância, além de contemplar as principais características da cultura pop, visto que é inovadora, crítica, arquetípica e provocadora.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Attribution-NonCommercial 4.0 International, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.