Teodiceias em O Senhor dos Anéis
DOI:
https://doi.org/10.23925/1677-1222.2020vol20i3a4Palavras-chave:
Teodiceia, O Senhor dos Anéis, Metanarrativa, Análise fílmicaResumo
O presente artigo se dedica ao estudo do conceito de teodiceia que emerge da construção da obra O Senhor dos Anéis, produzida originalmente por J. R. R. Tolkien. Buscou-se comparar a teorização de Collin Campbell quanto a uma suposta mudança da teodiceia ocidental, que estaria sendo influenciada na cultura e na religião para aderir a um conceito epistemologicamente oriental. Para tanto, se utilizou a análise fílmica e do discurso para abordar três cenas da obra. Percebeu-se que, apesar da aparente possibilidade de uma pluralização na construção teodiceica, não é possível acusar Tolkien ou Jackson de fugirem a uma tradicional construção de teodiceia a partir da perspectiva ocidental. Entretanto, é plausível argumentar que, apesar da construção da narrativa em si não aparentar traços orientalistas, mostra interessantes perspectivas e desdobramentos da presente discussãoDownloads
Publicado
2020-12-11
Edição
Seção
Seção Temática
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Attribution-NonCommercial 4.0 International, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.