Do sermão ao rap: análise da relação entre catolicismo e hip-hop no contexto cultural norte-americano
DOI:
https://doi.org/10.23925/1677-1222.2020vol20i3a6Palavras-chave:
Mídias religiosas, Cultura pop, Catolicismo, Audiovisual. RapResumo
Neste artigo, investigamos como a intersecção entre a religião católica e a cultura pop evidencia importantes transformações nas formas estéticas, midiáticas e políticas em torno dos processos de mediação do catolicismo na cultura midiática. Empiricamente, optamos por analisar o trabalho audiovisual de Fr. Stan Fortuna, dos frades da Renovação e da FoundNation, todos agentes do catolicismo no contexto norte-americano ligados ao gênero musical rap. Observamos de que forma as matrizes culturais do catolicismo e da cultura pop atravessam o conteúdo e a forma dos audiovisuais selecionados, entre negociações e disputas. Nosso objetivo, como resultado, é indicar elementos em transformação na produção midiática de agentes do catolicismo, a partir da sua interação com a cultura pop, e que apontam para novas convenções que podem se consolidar nos formatos expressivos dessa instituição religiosa.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Attribution-NonCommercial 4.0 International, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.