Música gospel na Igreja Verbo da Vida: produção, consumo e a corporalidade dos “ministros de louvor”
DOI:
https://doi.org/10.23925/1677-1222.2020vol20i3a10Palavras-chave:
Música Gospel, Produção, Consumo, CorporalidadeResumo
Neste artigo, abordamos aspectos do movimento gospel, situando a Igreja Verbo da Vida como campo empírico em que observamos suas dinâmicas, bem como analisamos a atuação dos “ministros de louvor” da referida igreja, discutindo aspectos relativos à sua corporalidade. Dentre os aspectos focalizados nesse estudo, destacamos a emergência de um subcampo de produção e circulação da música gospel e a ampliação do consumo da música na esfera religiosa, na qual o estilo musical se constrói como um tipo de entretenimento religioso. Também focamos as dinâmicas corporais nos momentos de “louvor e adoração”. A pesquisa foi desenvolvida utilizando a observação direta nos cultos e eventos, bem como realizando entrevistas não estruturadas e semiestruturada.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Attribution-NonCommercial 4.0 International, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.