A noção de eficácia nas consultas mediúnicas da umbanda
DOI:
https://doi.org/10.23925/1677-1222.2020vol20i3a15Palavras-chave:
Religiosidade, Espiritualidade, Etnopsicologia, UmbandaResumo
O objetivo do presente estudo é problematizar a noção de eficácia a partir das consultas mediúnicas realizadas no contexto da umbanda com consulentes que apresentam queixas de saúde. Participaram 20 consulentes atendidos em dois centros de umbanda da cidade de Uberaba, Minas Gerais, Brasil. As entrevistas foram submetidas à análise temática reflexiva. Emergiram quatro temas principais: 1) Conhecimento dos benefícios do tratamento por meio de terceiros; 2) Solicitação e execução dos pedidos realizados pelas entidades; 3) Simbolismos catalizadores da eficácia; 4) A eficácia do trabalho mediúnico mediante o comportamento dos consulentes. A umbanda, ao ser situada como equipamento popular de saúde, permite a emergência de uma noção de eficácia que ultrapassa o modelo biomédico, em um paradigma de integralidade e de humanização.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Attribution-NonCommercial 4.0 International, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.