Espiritismo e pandemia do CODIV-19

Alguns achados

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/1677-1222.2021vol22i2a14

Palavras-chave:

Pandemia, Covid-19, Espiritismo, religião, Ciência da Religião

Resumo

O artigo aborda a forma como os espíritas kardecistas têm enfrentado as dificuldades provenientes da pandemia da Codiv-19. Para isso, foi realizada uma comparação entre espíritas e não espíritas (especialmente católicos e evangélicos) durante o segundo semestre de 2020, abarcando 157 respondentes. Os não espíritas serviram como grupo controle. Dessa forma, nas análises estatísticas (descritivas e inferências) foram utilizados apenas os dois grupos, sem que houvesse um desdobramento do segundo. A ferramenta de formulários digitais Google Forms foi utilizada para aplicação dos questionários. Entre as principais conclusões estão: os espíritas têm passado pela pandemia com mais apoio religioso, realizando mais atividades de solidariedade social e sentindo-se compartilhando com o Criador as dificuldades enfrentadas.

Biografia do Autor

José Pedro Simões Neto, UFSC

Prof. Pedro Simões. Professor Titular. Docente da UFRJ desde 1997, Doutor em Sociologia pelo IUPERJ, atualmente lecionando no Departamento de Sociologia e Ciência Política da UFSC. Nos últimos anos tem publicado vários artigos sobre espiritismo, sendo seu último livro Dimensões Identitárias e Assistenciais do Espiritismo (2020), em parceria com o Prof. Dr. André Ricardo de Souza.

Referências

CAMARGO, Cândido Procópio F. Kardecismo e Umbanda. São Paulo: Pioneira, 1961.

CAMURÇA, Marcelo A. A realidade das religiões no Brasil no Censo do IBGE-2000. In: Faustino Teixeira; Renata Menezes. (Org.). As Religiões no Brasil: continuidades e rupturas. Petropolis: Vozes, 2006, v. , p. 07-264.

DURKHEIM, E. As Formas Elementares da Vida Religiosa. São Paulo: Martins Fontes, 1996.

FRAGA, A. A., FRANÇA, J. S., AQUINO, T. A. A. Validação da Escala de Atitude Religiosa. Sessão de pôster apresentado no I Congresso Brasileiro de Psicologia: Ciência e Profissão, São Paulo, setembro, 2002.

FRANZOLIN, I. Pesquisa para Espíritas. acessado em: http://franzolim.blogspot.com/, em 23 de novembro de 2020.

GIUMBELLI, Emerson. O Cuidado dos Mortos. Rio de Janeiro: Arquivo Nacional, 1997.

GODBOUT, J. T. O espírito da Dádiva. Rio de Janeiro: FGV, 1999.

KARDEC, Allan. O Evangelho Segundo o Espiritismo. Brasília: FEB, 1999.

Ministério da Saúde. Portal. https://www.gov.br/saude/pt-br. acessado em 13.11.2020

PANZINI, R. G. Escala de Coping Religioso-Espiritual (Escala CRE). Tradução, adaptação e validação da escala RCOPE, abordando relações com saúde e qualidade de vida. Rio Grande do Sul: UFGR, 2004. [Dissertação de Mestrado, Instituto de Psicologia].

PIERUCCI, Antônio Flávio e Mariano, Ricardo. Sociologia da Religião, uma sociologia da mudança. In: Carlos Benedito Martins (Coord. Geral). Sociologia. São Paulo: ANPOCS, 2010.

SCHMIDT, B. et. al. Saúde mental e intervenções psicológicas diante da pandemia do novo coronavírus (COVID-19). Estud. psicol. (Campinas) vol.37, Campinas, 2020.

SIMÕES, Pedro. Dá-me de Comer: a assistência social espírita. São Paulo: CCDPE/LHIPE, 2015.

SIMÕES, Pedro, SOUZA, André Ricardo de, e ARRIBAS, Célia. Feições Expressivas do movimento espírita brasileiro. In: André Ricardo de Souza e Pedro Simões (Orgs.). Dimensões Identitárias e Assistenciais do Espiritismo. Curitiba: Appris, 2020.

SOUZA, André Ricardo de. O Espiritismo na pluralidade cristã brasileira. In: André Ricardo de Souza e Pedro Simões (Orgs.). Dimensões Identitárias e Assistenciais do Espiritismo. Curitiba: Appris, 2020.

TEIXEIRA, Faustino. O Censo de 2010 e as religiões no Brasil: esboço de apresentação. In: Faustino Teixeira e Renata Menezes (Orgs.). Religiões em Movimento. Petrópolis: Vozes, 2013.

VILLAÇA, Helena. Notas de pesquisa para o estudo dos grupos religiosos minoritários em Portugal. Sociologia: Revista da Faculdade de Letras da Universidade do Porto. No. 7, janeiro, 1997. pp. 3

Downloads

Publicado

2022-12-02