Exame de consciência, sentimento de culpa e formação de um habitus feminino

Autores

  • Angela Xavier de Brito Centre de Recherches sur le Lien Social, CERLIS (Paris), Université René Descartes-CNRS

Palavras-chave:

socialização de gênero, cultura escolar católica de tradição francesa, exame de consciência, sentimento de culpa

Resumo

Os rituais que marcavam a adesão à cultura escolar católica de tradição francesa praticada nos colégios femininos de elite se articulavam, sobretudo, em torno de práticas morais. O chamado exame de consciência, uma das práticas centrais nesse contexto, apesar de inspirado no conscientiam excutere previsto na Ratio Studiorum jesuíta, aplicava-se somente ao público dos colégios femininos – marcando uma vez mais a diferença na construção dos gêneros nos estabelecimentos católicos. A atribuição diária de uma nota visava fazer com que as alunas fizessem uma autocrítica sincera de seu comportamento no dia anterior, mas igualmente medir sua capacidade de interiorização das normas do colégio, o que levava à construção de uma feminilidade obediente e virtuosa. Fundado na noção de falta e de pecado, esse ritual suscitava um forte sentimento de culpa, essencial ao exercício do papel social da mulher  . Abstract The rituals that marked the adhesion to the catholic school culture of French tradition practiced at the female elite schools were above all articulated around moral practices. One of the central practices in that context, the so called conscience examination, even if it was inspired in the conscientiam excutere advocated by the Jesuít’s Ratio Studiorum, applied only to the female public – marking once again the difference in the construction of gender in the catholic establishments. The daily attribution of a note should compel the students to do a sincere self-criticism of their behaviour in the previous day, but it also intended to measure their capacity of interiorizing school norms, which aimed at the construction of a virtuous and obedient femininity. This ritual, founded on the notion of fault and sin, stirred up a strong guilt feeling, essential to the practice of women’s social role. Keywords: gender socialization, catholic school culture in the French tradition, conscience examination, guilt feeling

Downloads

Publicado

2011-06-25