O ensino religioso chegou na Base Nacional Comum Curricular (BNCC)

E agora, professor/a?

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/1677-1222.2024vol24i1a20

Palavras-chave:

Ensino religioso no ES, Ensino religioso e BNCC, Formação continuada e ensino religioso, Ensino religioso não confessional, Religiões afro-brasileiras

Resumo

Este artigo problematiza os resultados da pesquisa pós-doutoral realizada em 2022/23, cujo objetivo geral consistiu em identificar as práticas pedagógicas dos/as professores/as do Ensino Religioso (ER) no município de Cariacica - ES, para verificar se a BNCC contribui para a docência da disciplina na perspectiva não confessional. A pesquisa teve como aporte teórico-metodológico discussões como a de Gatti et all (2019), sobre formação de professores, de Freitas (2018), sobre a visibilidade da disciplina, de Junqueira (2020) sobre o ensino religioso na BNCC, além das diretrizes e ordenamento legal a respeito do tema. A metodologia utilizada foi a da pesquisa exploratória, que contou com entrevistas semiestruturadas a professores/as da rede de ensino, como também a pesquisa bibliográfica que sustentou parte das discussões apresentadas. Como resultados da pesquisa destacamos a dificuldade que os/as docentes demonstraram em lecionar sobre a diversidade religiosa tanto pela formação acadêmica considerada insatisfatória para o que determina a disciplina, como também a dificuldade em falar sobre as religiões minoritárias sobretudo as de matrizes africanas tanto por desconhecimento como pelo racismo estrutural.

 

Palavras-chaves:

Ensino Religioso no ES. Ensino religioso e BNCC. Formação Continuada e Ensino Religioso. Ensino Religioso Não Confessional. Religiões Afro-brasileiras.

Biografia do Autor

Eliane Maura Littig Milhomem de Freitas, CONERES

Doutora em Ciência da Religião pela PUCSP

Cleyde Amorim, UFES

Doutora em Antropologia Social pela Universidade de São Paulo.

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Publicado

2024-08-09