Transtorno depressivo leve e sua relação com sentido de vida e valores espirituais em professores da Educação Básica
DOI:
https://doi.org/10.23925/1677-1222.2024vol24i3a25Palavras-chave:
Professor, Sentido de vida, Depressão, EspiritualidadeResumo
Este artigo teve por objetivo identificar o nível de predição da presença e busca de sentido e dos valores espirituais/religiosos na manifestação do transtorno depressivo leve (TDL) em professores da Educação Básica. De maneira específica, o manuscrito também buscou avaliar a relação entre busca de sentido, presença de sentido, a presença de virtudes espirituais/religiosas e o TDL. Para tal, uma pesquisa transversal foi aplicada a 138 professores da Educação Básica, atuantes na rede do Estado de Sergipe, que responderam, por meio de questionários impressos e online, aos seguintes instrumentos: questionário sociodemográfico, questionário de sentido de vida e o Hospital Anxiety and Depression Scale (HADS). As informações recolhidas foram submetidas a análises descritivas, correlacionais e regressiva, utilizando o programa Jeffrey’s Amazing Statistics Program (JASP). A correlação de Spearman indicou que o TDL se correlacionou mais fortemente com a presença de sentido de vida, enquanto que os valores espirituais computaram uma correlação mais forte com a TDL, em comparação com a busca de sentido. Em relação aos resultados da regressão linear múltipla (RLM), a presença de sentida de vida foi apontada como um fator preditor negativo da manifestação do transtorno depressivo leve, nos docentes pesquisados. Sugere-se, portanto, a oferta de propostas interventivas, baseadas na logoterapia, como estratégia para preencher e manter o significado existencial dos educadores desse nível de ensino.
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