Transtorno depressivo leve e sua relação com sentido de vida e valores espirituais em professores da Educação Básica

Autores

  • Karine David Andrade Santos Universidade Federal de Sergipe
  • Emile Santos de Almeida Universidade Federal de Sergipe
  • Francisco Vitor Soldá de Souza Universidade Federal de Sergipe
  • Joilson Pereira da Silva Universidade Federal de Sergipe

DOI:

https://doi.org/10.23925/1677-1222.2024vol24i3a25

Palavras-chave:

Professor, Sentido de vida, Depressão, Espiritualidade

Resumo

Este artigo teve por objetivo identificar o nível de predição da presença e busca de sentido e dos valores espirituais/religiosos na manifestação do transtorno depressivo leve (TDL) em professores da Educação Básica. De maneira específica, o manuscrito também buscou avaliar a relação entre busca de sentido, presença de sentido, a presença de virtudes espirituais/religiosas e o TDL. Para tal, uma pesquisa transversal foi aplicada a 138 professores da Educação Básica, atuantes na rede do Estado de Sergipe, que responderam, por meio de questionários impressos e online, aos seguintes instrumentos: questionário sociodemográfico, questionário de sentido de vida e o Hospital Anxiety and Depression Scale (HADS). As informações recolhidas foram submetidas a análises descritivas, correlacionais e regressiva, utilizando o programa Jeffrey’s Amazing Statistics Program (JASP). A correlação de Spearman indicou que o TDL se correlacionou mais fortemente com a presença de sentido de vida, enquanto que os valores espirituais computaram uma correlação mais forte com a TDL, em comparação com a busca de sentido. Em relação aos resultados da regressão linear múltipla (RLM), a presença de sentida de vida foi apontada como um fator preditor negativo da manifestação do transtorno depressivo leve, nos docentes pesquisados. Sugere-se, portanto, a oferta de propostas interventivas, baseadas na logoterapia, como estratégia para preencher e manter o significado existencial dos educadores desse nível de ensino.

Biografia do Autor

Karine David Andrade Santos, Universidade Federal de Sergipe

Doutora e Mestra em Psicologia pela Univeridade Federal de Sergipe (UFS). Sem vínculo institucional.

Emile Santos de Almeida, Universidade Federal de Sergipe

Graduada em Psicologia pela Universidade Federal de Sergipe.

Francisco Vitor Soldá de Souza, Universidade Federal de Sergipe

Doutorando e Mestre em Psicologia (linha: Saúde e Desenvolvimento Humano) pela Universidade Federal de Sergipe. Pesquisador e Membro Associado do Grupo de Estudos e Pesquisas em Psicologia, Educação, Saúde e Inclusão (GEPPESI). Bacharel em Psicologia pelo Centro Universitário AGES, campus Paripiranga-BA. Especialista em Psicologia Existencial Humanista e Fenomenológica (FAVENI) e especialização em andamento em Psicologia Positiva, bem-estar e felicidade (AGES)

Joilson Pereira da Silva, Universidade Federal de Sergipe

Doutor em Psicologia pela Universidade Complutense de Madri-Espanha. Estágio Pós-Doutoral Sênior em Psicologia pela Universidade Autônoma de Barcelona-Espanha. Graduado e Mestre em Psicologia (UFPB), Graduado em Geografia (UEPB). Atualmente é Professor Associado da Universidade Federal de Sergipe no Departamento de Letras Libras e Professor credenciado do Programa de Pós-Graduação em Psicologia.

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Publicado

2025-03-15

Edição

Seção

Intercâmbio