Sôtô Zenshû no Brasil: A Crioulização de Práticas Cotidianas
Palavras-chave:
Budismo no Brasil, Imigração japonesa, Creolização, Conversão, Nova EraResumo
Sôtô Zenshû foi a primeira escola budista japonesa no Brasil que atraiu membros sem ascendência japonesa. Ao mesmo tempo diversos imigrantes converteram-se para o catolicismo, alguns ainda antes da sua saída do Japão. Mais recentemente, o Budismo em geral e o Zen, em particular, desfrutou de um ressurgimento devido a popularização da espiritualidade no ambiente da Nova Era. O artigo parte da hipótese de que esse campo religioso pluralista tem promovido práticas de “creolização”. Os dados a serem apresentados demonstram os diversos caminhos através dos quais imigrantes japoneses e seus descendentes têm aplicado o “vocabulário” religioso brasileiro à sua “gramática” budista enquanto o vocabulário budista de convertidos sem ascendência japonesa alimenta-se de outras “sintaxes”, inclusive a católica e a oriunda da espiritualidade da Nova Era.Downloads
Publicado
2012-01-06
Edição
Seção
Seção Temática
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Attribution-NonCommercial 4.0 International, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.