Letramento literário: diálogos da literatura infantil com outros gêneros do discurso / Literary literacy: dialogues of children's literature with other genres of discourse

Autores

  • Fábio Cardoso Cardoso dos Santos Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC/SP

Palavras-chave:

Gêneros do discurso, Letramento, Literatura infantil, Mikhail Bakhtin.

Resumo

Este artigo apresenta uma análise da obra de Amir Piedade Confusões no galinheiro: o caso dos ovos de ouro (ilustrações de Elma e publicação da Cortez Editora) à luz dos conceitos básicos da obra de Bakhtin, Medvedev e Volochínov tais como discurso, enunciado, gênero do discurso, gênero discursivo primário e secundário estabelecidos no campo da atividade humana. Além disso, apresentamos uma discussão sobre os conceitos de alfabetização, letramento e letramento literário sob uma perspectiva discursiva e ideológica a fim de exemplificar uma possível análise dos elementos verbais e não verbais da obras estudada. Foi realizado o levantamento dos gêneros que permeiam Confusões no galinheiro baseado nos escritos de Costa (2012) e como eles dialogam com a ilustrações. A partir daí, percebemos que alfabetização e letramento devem caminhar juntos para que o leitor tenha acesso aos gêneros textuais produzidos socialmente e seja capaz de desenvolver uma leitura de mundo autônoma e significativa.

Biografia do Autor

Fábio Cardoso Cardoso dos Santos, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC/SP

É doutor em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC/SP; é Mestre em Linguística pela Universidade Cruzeiro do Sul - UNICSUL; concluiu o curso de Reflexão Sobre a Ação em Língua Inglesa pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC/SP; possui graduação em Pedagogia pela Universidade Bandeirante de São Paulo - UNIBAN; graduação em Letras pela Universidade Camilo Castelo Branco UNICASTELO. Atualmente é professor do Centro Universitário Metropolitano de São Paulo - UNIFIG; nos cursos de Letras, Pedagogia e Pós-Graduação, é orientador de Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), Monografia e Estágio Curricular Supervisionado. Ministra aulas na Faculdade São Paulo - FASP, no curso de Letras, bem como auxilia na orientação à pesquisa. Coordena o curso de Pedagogia na Faculdade Paschoal Dantas. Atua também na Capacitação Docente nas áreas de: Leitura, Leitura e Escrita, Leitura dos quadrinhos que inclui: Tirinhas, Charges, Cartuns e História em Quadrinhos - HQ, Leitura verbo visual e Leitura e Análise de Material Didático. É integrante do grupo de estudos Design e Desenvolvimento de Material Instrucional para Ensino Aprendizagem de línguas em contextos presencial e digital. E, também, participa do grupo de Avaliação e Elaboração de Material Didático para Ensino-Aprendizagem de Línguas em Ambientações e Contextos Diversos na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC/SP, sob a orientação da Profª Drª Rosinda de Castro Guerra Ramos. Coordena o grupo de estudo Discurso e Sociedade na perspectiva Bakhtiniana no Centro Universitário Metropolitano de São Paulo - UNIFIG. É autor de livros publicados pela Cortez Editora e um deles foi selecionado pelo PNLD/SEESP para distribuição à rede pública em 2007. Em 2013 foram publicados os livros: "Alfabetizar letrando com a literatura infantil e As doceiras, ambos pela referida editora.

Downloads

Publicado

2016-12-20

Edição

Seção

Artigos