O discurso pedagógico do professor (ensinante) em relação à utilização das TICs no processo avaliativo informal

Autores

  • Nanci Aparecida Almeida Universidade de Taubaté

Palavras-chave:

discurso pedagógico, ensino-aprendizagem, processo avaliativo informal, Tecnologias de Informação e Comunicação

Resumo

RESUMO: As Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) são um fato no sistema de ensino-aprendizagem. Elas perfazem uma realidade com mecanismos que possibilitam uma diversificação de aplicações no domínio pedagógico. Considerando esse fato, o objetivo deste artigo é investigar as representações que se constroem no e pelo discurso pedagógico produzido por ensinantes universitários do ensino presencial, em relação à utilização das TIC na prática avaliativa informal, buscando balizar, por intermédio dessas representações, a imanência de regimes de verdade. A pesquisa pautou-se nas teorias da Comunicação e da Informação para fundamentar os aspectos de uma prática avaliativa digital, nos pressupostos teóricos da Análise do Discurso (linha francesa) e num questionário aplicado a esses professores acerca dessa nova realidade/possibilidade, compreendendo este último à materialidade necessária à realização da análise. É possível concluir, a partir dos resultados obtidos, que o discurso pedagógico do ensinante está atrelado a uma nova ordem do discurso estabelecida em um dado momento sócio-histórico. Atendendo a essa demanda (realidade do aprendente), o ensinante vem mobilizando esforços para se adequar às novas tecnologias na busca de uma nova relação de poder/saber. No entanto, ao mesmo tempo, ele contrapõe a sua prática a esse regime de verdade, revelando, assim, um discurso contraditório. Palavras-chave: discurso pedagógico; ensino-aprendizagem; processo avaliativo informal; Tecnologias de Informação e Comunicação

Biografia do Autor

Nanci Aparecida Almeida, Universidade de Taubaté

Lingüística Aplicada Educação

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Publicado

2010-10-18

Edição

Seção

Artigos