Alguns contrapontos possíveis: a alteridade como condição na construção de novos valores educacionais

Autores

  • João Batista Pires Silva PUC/SP

Palavras-chave:

identidade, linguagem, vozes

Resumo

Este artigo tem por objetivo analisar e discutir a interação verbal estabelecida entre um docente e seus alunos, em contexto de sala de aula. Mais especificamente, investiga como se dá o processo de interação, como são apresentadas e consideradas as diferentes vozes, para, assim, compreender as representações de alteridade que sustentam as relações entre professor e alunos de uma perspectiva inclusiva. A perspectiva metodológica adotada é a crítica de colaboração, conforme definida por Magalhães e Fidalgo (2011). Os dados foram coletados por meio de gravações de aulas no 4º ano do Ensino Fundamental de uma escola da rede municipal de São Paulo. São considerados referenciais teóricos da pesquisa os conceitos de identidade (HALL, 2005; MOITA LOPES, 2002), a concepção sócio-histórico-cultural de desenvolvimento humano (VYGOTSKY, 1934) e a dimensão dialógica e polifônica da linguagem (BAKTHIN, 1929/2004), tendo em vista as relações entre linguagem e ideologia. Os dados foram analisados de acordo com a proposta de análise da conversação de Kerbrat-Orecchioni (2006), a fim de compreender como se constituíam as interações entre professor e alunos e como foram apresentados e negociados os temas surgidos no decorrer das interações.

Biografia do Autor

João Batista Pires Silva, PUC/SP

João Batista Pires da Silva, mineiro de Caratinga, nascido aos 23.02.l961, é Supervisor Escolar e Professor da prefeitura do Município de São Paulo. Formou-se em pedagogia no ano de 1984 e entre os anos de 1989 a 1995 realizou estudos em Filosofia na PUC/SP e USP. Em 2007 recebeu o título de mestre em Lingüística Aplicada e Estudos da Linguagem pela PUC/SP, atualmente faz doutoramento em LAEL pesquisando a formação em serviço do Supervisor Escolar e sua atuação na formação das equipes diretivas das Escolas Municipais. É pesquisador do grupo ILCAE (Inclusão lingüística em Cenários de Atividades educacionais).

Downloads

Publicado

2012-11-03

Edição

Seção

Artigos