Alguns contrapontos possíveis: a alteridade como condição na construção de novos valores educacionais
Palabras clave:
identidade, linguagem, vozesResumen
Este artigo tem por objetivo analisar e discutir a interação verbal estabelecida entre um docente e seus alunos, em contexto de sala de aula. Mais especificamente, investiga como se dá o processo de interação, como são apresentadas e consideradas as diferentes vozes, para, assim, compreender as representações de alteridade que sustentam as relações entre professor e alunos de uma perspectiva inclusiva. A perspectiva metodológica adotada é a crítica de colaboração, conforme definida por Magalhães e Fidalgo (2011). Os dados foram coletados por meio de gravações de aulas no 4º ano do Ensino Fundamental de uma escola da rede municipal de São Paulo. São considerados referenciais teóricos da pesquisa os conceitos de identidade (HALL, 2005; MOITA LOPES, 2002), a concepção sócio-histórico-cultural de desenvolvimento humano (VYGOTSKY, 1934) e a dimensão dialógica e polifônica da linguagem (BAKTHIN, 1929/2004), tendo em vista as relações entre linguagem e ideologia. Os dados foram analisados de acordo com a proposta de análise da conversação de Kerbrat-Orecchioni (2006), a fim de compreender como se constituíam as interações entre professor e alunos e como foram apresentados e negociados os temas surgidos no decorrer das interações.Descargas
Publicado
2012-11-03
Número
Sección
Artigos