Produção e o ensino do texto: um desafio à legitimação da linguagem em sala de aula.

Autores/as

  • Marcos Luiz Cumpri UNESP

Palabras clave:

ensino de línguas

Resumen

Este trabalho visa fomentar as representações das ocorrências abstratas nos tratados da produção e do ensino do texto. Apesar de a lingüística textual privilegiar coesão, coerência e correção em detrimento das representações das atividades simbólicas das línguas, traz-se, aqui, uma reflexão que passa pelo processo cognitivo, pela definição de texto para chegar ao bojo do que é proposto nessas páginas: a inserção do sujeito e suas percepções sócio-culturais nas considerações acerca do ensino da escrita. O texto ainda traz um breve exercício de sala de aula focado na questão da ambigüidade enunciativa e uma conclusão.

Métricas

Cargando métricas ...

Biografía del autor/a

Marcos Luiz Cumpri, UNESP

Doutorando em Linguística e Língua Portuguesa pela Faculdade de Ciências e Letras da Unesp de Araraquara- SP

Publicado

2011-06-17

Cómo citar

Cumpri, M. L. (2011). Produção e o ensino do texto: um desafio à legitimação da linguagem em sala de aula. Revista l@el Em (dis-)curso, 3(1), 102–113. Recuperado a partir de https://revistas.pucsp.br/index.php/revlael/article/view/2009

Número

Sección

Artigos