COLABORAÇÃO NO ENSINO E APRENDIZAGEM DE INGLÊS NO CONTEXTO BRASILEIRO

Authors

  • Fabio Henrique Rosa Senefonte Universidade Estadual de Londrina

Keywords:

Colaboração. Ensino e Aprendizagem. Aulas de Inglês. Educação Básica

Abstract

À luz da perspectiva sócio-histórico-cultural que ancora o conceito de colaboração (JOHN-STEINER, 2000a, 2000b e outros) a presente pesquisa objetivou, primeiramente, a um levantamento bibliográfico acerca de estudos no contexto de ensino e aprendizagem de língua inglesa na perspectiva de colaboração. Em segundo lugar, a proposta foi investigar como as pesquisas constroem o campo semântico que se coaduna com os pressupostos da colaboração, para dessa forma, compreender como o tema é abordado nos estudos selecionados. Assim, uma revisão da literatura foi conduzida resultando em 43 estudos. Os resultam apontam que a maioria das produções encontra-se nas regiões brasileiras sul e sudeste e os princípios de colaboração mais recorrentes dizem respeito à interação, participação ativa do indivíduo no processo de construção de conhecimento, construção conjunta de conhecimento e negociação.

Author Biography

Fabio Henrique Rosa Senefonte, Universidade Estadual de Londrina

Atualmente é aluno de doutorado em Estudos da Linguagem (língua estrangeira), pela UEL e professor assistente na área de Língua Inglesa na Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP-CP). Também, obteve o título de mestre em Estudos da Linguagem (na linha de pesquisa ensino, aprendizagem e formação do professor de língua estrangeira) pela Universidade Estadual de Londrina (UEL) (2014). Possui o título de Especialista em Ensino de Língua Inglesa pela Universidade Estadual do Norte do Paraná- UENP (2011). Pela mesma Universidade, também é licenciado em Letras, com habilitações em língua portuguesa e língua inglesa com suas respectivas literaturas (2010). Tem experiência no ensino de língua inglesa para crianças (Ensino Fundamental I), atuando em escolas municipais de Cornélio Procópio-Pr (2009-2010). Também tem experiência nos segmentos de Ensino Médio e Superior (Universidade Tecnológica Federal do Paraná, 2011-2012), Institutos de Idiomas (2012) e Ensino Fundamental e Médio (Secretaria de Educação do Estado de Santa Catarina-2013). Foi bolsista Fulbright, atuando como professor assistente de língua portuguesa na Howard University (Washington DC-EUA) (2013-2014) e aluno de pós-graduação da mesma Universidade, cursando disciplinas nos departamentos de Comunicação, Ciências Sociais e Educação.

Published

2016-12-20

Issue

Section

Artigos