O potencial do Moodle para o aprendizado colaborativo de Inglês

Autores/as

  • William Mineo Tagata Universidade Federal de Uberlândia

Palabras clave:

letramento crítico, ambientes virtuais de aprendizagem, aprendizado de língua inglesa, hibridismo cultural e linguístico.

Resumen

Neste artigo pretendo fazer uma reflexão sobre o potencial do Moodle para criar situações de colaboração e interação no processo de ensino e aprendizagem de línguas. Começo com uma discussão sobre a importância do trabalho colaborativo e as mudanças epistemológicas que ele desencadeia, e em seguida descrevo minha experiência de utilização da plataforma virtual para complementar uma disciplina presencial que ministrei em um curso de Letras. Por fim, faço uma avaliação de seu potencial para o desenvolvimento de uma aprendizagem colaborativa, baseada nos comentários postados pelos alunos, além de minhas próprias observações como pesquisador e etnógrafo. Concluo sugerindo que a utilização de uma ferramenta tão inovadora quanto o Moodle, por si só, não garante uma aprendizagem realmente colaborativa, principalmente quando usada para repetir práticas de ensino e aprendizagem características da sala de aula tradicional. O potencial do Moodle para a colaboração depende, portanto, de suas formas de utilização e das concepções epistemológicas, crenças e princípios pedagógicos subjacentes à sua utilização.

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Biografía del autor/a

William Mineo Tagata, Universidade Federal de Uberlândia

Instituto de Letras e Linguística Núcleo de Linguas e Literaturas Estrangeiras Universidade Federal de Uberlândia

Publicado

2012-12-21

Cómo citar

Tagata, W. M. (2012). O potencial do Moodle para o aprendizado colaborativo de Inglês. Revista l@el Em (dis-)curso, 5(2), 83–98. Recuperado a partir de https://revistas.pucsp.br/index.php/revlael/article/view/6385

Número

Sección

Jovem Pesquisador