A LINGUÍSTICA SISTÊMICO-FUNCIONAL NO ENSINO DE LÍNGUA ESTRANGEIRA: UMA PROPOSTA

Autores/as

  • Cristina Mayer Acunzo PUC-SP - LAEL

Palabras clave:

Linguística Aplicada, Linguística Sistêmico-funcional, Ensino de Inglês como Língua Estrangeira

Resumen

Neste artigo apresentamos uma proposta de atividade didática para o Ensino de Língua Estrangeira com base nos conceitos da Linguística Sistêmico-funcional (Halliday, 1994). Refletindo sobre como a linguagem e o contexto são considerados no ensino, entendemos a necessidade e a possibilidade do uso dessa perspectiva para despertar em professores e alunos a observação e a exploração dos significados da linguagem e seu uso nas interações sociais. Para tanto, foi feita a coleta de um corpus de textos autênticos sobre um determinado tema e foi feita a análise dos mesmos por meio do programa computacional Wordsmith Tools. Observamos a metafunção ideacional especificamente e selecionamos um dos textos, um artigo jornalístico, como base para a atividade.

Publicado

2016-12-20

Número

Sección

Artigos