Futuros mediadores de leitura: depoimentos sobre própria formação leitora

Autores/as

  • Solimar Patriota Silva UNIGRANRIO - Universidade do Grande Rio

Palabras clave:

leitura, mediação de leitura, formação leitora, formação de mediadores de leitura.

Resumen

Exames nacionais e internacionais mostram que o ensino de leitura merece maior atenção em nosso país. O panorama se agrava ao considerarmos que a maioria dos alunos depende quase que exclusivamente da escola como fonte para o desenvolvimento do hábito de ler. Desta forma, torna-se relevante investigar o que dizem futuros mediadores da leitura sobre a sua própria formação leitora, a fim de delinear o papel da escola no desenvolvimento de seu interesse pelo ato de ler; as principais dificuldades que servem como barreira ao gosto pela leitura e a que gêneros discursivos foram expostos durante sua fase de escolaridade e que propiciaram maior competência em sua habilidade leitora. Este artigo objetiva apresentar uma análise parcial de dados de uma pesquisa qualitativa feita com alunos ingressantes do curso de Letras de uma universidade particular do Rio de Janeiro, muitos oriundos das camadas populares e sem um ambiente leitor estimulante fora da sala de aula. Resultados apontam que a escola ainda desempenha papel fundamental na formação leitora desses alunos, embora os gêneros discursivos apresentados ainda sejam em número restrito. E as dificuldades e limitações encontradas na leitura demonstram que a escola ainda tem bastante dever de casa para fazer.

Biografía del autor/a

Solimar Patriota Silva, UNIGRANRIO - Universidade do Grande Rio

Coordenadora do curso de Letras e professora da graduação em Letras e dos cursos lato sensu em Língua Portuguesa e em Literatura Infantil e Juvenil.

Publicado

2012-11-04

Número

Sección

Artigos