Inglês Instrumental na Universidade: A experiência de trabalhar, em uma mesma sala de aula, com um público de diversas áreas

Auteurs-es

  • Patricia Vasconcelos Almeida Universidade Federal de Lavras

Mots-clés :

ensino de linguas

Résumé

O inglês instrumental decorre do enfoque que o aluno necessitará desenvolver. Aimplantação da disciplina Inglês Instrumental voltada para o desenvolvimento das habilidades deleitura, foi adotada, de forma obrigatória, pelos vinte cursos oferecidos em uma UniversidadePública. A questão central vem a ser que os alunos são agrupados em determinadas turmas,tornando-as heterogêneas no âmbito do conhecimento linguístico da língua e na área de atuação.Considerando que um dos preceitos do ensino de línguas instrumental é direcionar as aulas e osmateriais para a área de atuação do aluno, essa heterogeneidade passa a ser um complicador para aorganização e seleção do material. O desafio consiste em promover o desenvolvimento dehabilidades de leitura que perpassam a interação entre leitor, texto e contexto para melhorar aaprendizagem e o uso instrumental da língua mesmo que não diretamente ligado à área de atuação,sem causar um sentimento de frustração nos alunos envolvidos no processo. Apresentam-se, nesteartigo, alternativas utilizadas para minimizar esta diversidade. Os resultados têm se mostradopositivos, na medida em que os alunos percebem que o processo de ensino/aprendizageminstrumental possui características diferenciadas e que demanda uma postura autônoma por partedos aprendizes.

Biographie de l'auteur-e

Patricia Vasconcelos Almeida, Universidade Federal de Lavras

trabalho na universidade federal de lavras, no departamento de ciencias humanas, atuando no curso de letras e com ingles instrumental para todos os cursos da universidade. trabalho de mestrado e doutoradoo com o foco na formação de professores para a utilização das tecnologias.

Téléchargements

Publié-e

2013-09-07

Numéro

Rubrique

Artigo / Edição InPLA