Aplicando a teoria dos gêneros na sala de aula de inglês como língua estrangeira

Autores

  • Morgana de Abreu Leal UERJ

Palavras-chave:

gêneros, letramento global, socialização da linguagem, autonomia

Resumo

Este artigo avalia se as práticas pedagógicas aplicadas na sala de aula oferecemoportunidades de letramento global. Para tal, parte da proposta de Ramos (2004) para o ensino delíngua estrangeira através de gêneros textuais e propõe uma sequência de práticas pedagógicas paratrabalhar o gênero “sinopse de filme”. O material começa com uma atividade em grupo,evidenciando aspectos contextuais e culturais do gênero. Segue o texto e atividades que ressaltamsua organização retórica, características léxico-gramaticais, etc.; por fim temos uma atividade emgrupo cujo objetivo é consolidar o gênero, por meio da exposição a outros textos do mesmo gênero,e transferir o que foi aprendido para a vida real, com a produção de um texto próprio. A análise doquestionário aplicado aos alunos após a sequência de aulas aponta que práticas pedagógicas que sebaseiam na teoria de gêneros e oferecem oportunidades de letramento, materializadas em atividadesque mediam a construção do conhecimento, promovem a socialização no uso da linguagem e aautonomia do aprendiz.

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Biografia do Autor

Morgana de Abreu Leal, UERJ

Mestranda em Linguística

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Publicado

2013-09-07

Como Citar

Leal, M. de A. (2013). Aplicando a teoria dos gêneros na sala de aula de inglês como língua estrangeira. Revista l@el Em (dis-)curso, 6(1), 08–24. Recuperado de https://revistas.pucsp.br/index.php/revlael/article/view/15150

Edição

Seção

Artigo / Edição InPLA