CONSUMIDORES DO FUTURO: UMA PESQUISA SOBRE A PERSUASÃO NA PUBLICIDADE INFANTIL MEDIANTE UM ESTUDO DE ANÁLISE DO DISCURSO

Autores

  • Luciano Dias de Sousa UEMG
  • Fernanda Abreu Galhano UEMG
  • Lucas Bocard Cancela UEMG
  • Luís Ricardo Soares Wenceslau UEMG

Resumo

A publicidade busca elementos de persuasão para transmitir as informações que estão ligadas ao produto anunciado e instituir no consumidor hábitos que atendem aos interesses dos anunciantes. Para isso, certos elementos são inseridos no contexto apresentado como forma de tornar a mensagem mais atraente e assim convencer o público da necessidade de consumo, já que vivemos em uma sociedade  capitalista. Nosso estudo objetiva verificar como propagandas infantis caracterizam-se, analisando alguns dos elementos que as compõem; e, com isso, compreender como tais estruturas são utilizadas nos discursos publicitários, o qual não apresentam o produto como uma simples mercadoria, mas agregam ao objeto valores que, muitas vezes, dialogam com princípios almejados pela sociedade contemporânea. Ao consumir um produto, o que se leva para casa não é só o que ele oferece, mas também, tudo o que o contexto de possuí- lo pôde conceder. Essa pesquisa foi desenvolvida a partir de uma análise de discurso e baseada nas concepções, principalmente, do Alcalde (2013); Borges  (2010);  Charaudeau (2008); Maingueneau (2004; 2015); Oliveira (2013).

Biografia do Autor

Luciano Dias de Sousa, UEMG

Mestre em Congnição e Linguagem pela UENF e Professor da UEMG.

Fernanda Abreu Galhano, UEMG

Aluna do Curso de Letras da UEMG

Lucas Bocard Cancela, UEMG

Mestrando na Universidade Cândido Mendes/Campos e Professor da UEMG

Luís Ricardo Soares Wenceslau, UEMG

Aluna do curso de Geografia da UEMG.

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Publicado

2017-07-04

Edição

Seção

Artigos