(Boas) pesquisas em estudos da linguagem: a que passos andam? Trazendo à baila a voz do orientador sob a perspectiva da LSF
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Análise Crítica do Discurso. Linguística Sistêmico-Funcional. Professor orientador.Аннотация
O presente trabalho procura responder, através da Análise Crítica do Discurso (FAIRCLOUGH, 1997), como as representações ideológicas se materializam no discurso do orientador e como, a partir delas, auxiliam a pesquisa de seus orientandos. De caráter interpretativo (ALVEZ-MAZZOTTI, 1999), este trabalho conta com dados extraídos de entrevistas realizadas com seis orientadores de mestrado em Linguística e Linguística Aplicada no Rio de Janeiro, sendo dois da esfera federal, dois da estadual e dois da privada. Tratei o corpus pelo sistema de transitividade da macrofunção ideacional da Linguística Sistêmico-Funcional (HALLIDAY, 1994). Os resultados parciais da pesquisa em andamento revelam que (a) ao estimular um espírito pesquisador, o orientador interfere diretamente na atualização e qualidade das pesquisas em Linguística, mesmo quando a motivação inicial dos mestrandos é outra que não a pesquisa; (b) a qualidade dos futuros trabalhos em Linguística no Brasil depende de algumas mudanças no sistema de empreendedorismo científico já na graduação; (c) faltam lugares para discussão e formação de professores orientadores, que moldam as orientações a partir da própria prática e de experiências acumuladas enquanto pesquisadores. Os recortes discursivos sinalizam, portanto, uma necessária urgência de que o tema venha “à baila”, como literalmente aponta um dos entrevistados.Загрузки
Опубликован
2012-12-21
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