PT e DEM: dois discursos em confronto
Ключевые слова:
discurso político, spot, ethos e cenografiaАннотация
O objetivo deste artigo é mostrar a importância dos pressupostos teóricos da análise do discurso (AD) francesa, na perspectiva de Dominique Maingueneau, para a análise de novos gêneros discursivos que permeiam as campanhas eleitorais modernas. Neste trabalho, propomos a análise de spots eleitorais televisivos – inserções publicitárias exibidas ao longo da programação diária das emissoras – apresentados pelos partidos PT e DEM, cujos candidatos eram, respectivamente, Marta Suplicy e Gilberto Kassab, durante o segundo turno da campanha eleitoral à Prefeitura de São Paulo, em 2008, a fim de depreender os efeitos de sentido criados nesses spots mediante a análise das diversas cenografias que constituem a prática discursiva em época de campanha eleitoral e identificar o ethos desses partidos políticos.Загрузки
Опубликован
2012-12-21
Выпуск
Раздел
Artigos