Gestão Sustentável: Um Estudo de Caso da PUC-SP Campus Barueri
DOI:
https://doi.org/10.24212/2179-3565.2014v5i3p41-80Keywords:
Gestão universitária. Sustentabilidade. Estudo de casoAbstract
A presente pesquisa analisou os conceitos de sustentabilidade em um campusuniversitário. O debate teórico que a sustenta, se inicia pela problematização que traz anecessidade de se buscar o desenvolvimento sustentável, passando pelo desafio que asorganizações enfrentam para se adequarem a este propósito e chegando a reflexão do papelda universidade sobre esta perspectiva. Desta forma, as questões colocadas para estabelecero rumo do trabalho foram: o que é um campus universitário sustentável? E, como funcionaum modelo de gestão que integra os valores da sustentabilidade? Para responder a primeiraquestão, buscou-se respaldo no referencial teórico. Analisaram-se os aspectos que indicam asustentabilidade de um campus universitário e estruturou-se um quadro que sintetizou estesaspectos e que foi utilizado como padrão de análise para o estudo de campo. O estudo de campoteve como objetivo responder a segunda questão colocada para a pesquisa: como funciona ummodelo de gestão que integra os valores da sustentabilidade? Este foi realizado através de umestudo de caso no campus de Barueri da PUC-SP. A coleta de dados para este estudo se deuatravés de entrevistas em profundidade realizadas com funcionários do campus, de análise dedocumentos disponibilizados pela direção do campus e da observação participante realizadapela pesquisadora. As evidências mostram que o núcleo social analisado se encontra em umestágio inicial da busca pela sustentabilidade. Entretanto, que nele existem ações sobre quasetodos os aspectos investigados.Downloads
Published
2014-09-15
Issue
Section
Papers
License
This Journal is licensed under a Creative Commons Attribution-Non Commercial-No Derivers 4.0 International license.
1.The author (s) authorize the publication of the article in the journal;
2.The author (s) warrant that the contribution is original and unpublished and is not in the process of being evaluated in other journal (s);
3. The journal is not responsible for the opinions, ideas and concepts emitted in the texts, as they are the sole responsibility of its author (s);
4. The editors are entitled to make textual adjustments and to adapt the articles to the standards of publication.