A Gestão por Valores e a Estratégia da Comunicação Organizacional: Da Pirâmide das Necessidades Humanas aos Níveis de Consciência

Authors

  • Hannah de Carvalho PUC-SP
  • Claudio Rizzo PUC-SP

DOI:

https://doi.org/10.24212/2179-3565.2016v7i3p73-89

Keywords:

Valores, Comunicação Organizacional, Gestão

Abstract

 O modelo de Gestão por valores, e a importância da comunicação organizacional aplicada como estratégia, destacam, como elemento fundamental do processo, a pessoa caracterizada pelo funcionário, consumidor e efetivamente o primeiro mercado da organização.

As formas de engajamento e comprometimento desse indivíduo estão em consonância com a missão, a visão e os valores da empresa e têm como elemento condutor e de disseminação a comunicação organizacional.

Os valores declarados e praticados pela organização são resultantes dos valores dos indivíduos que compõem o quadro de colaboradores, pois os valores pessoais são universais e transcendem contextos. Assim, na perspectiva organizacional, impactam as tomadas de decisões e definem os comportamentos.

As ansiedades e medos que os gestores possuem em relação a suprir suas necessidades não satisfeitas, sobretudo, as necessidades emocionais, é a principal fonte de disfunção que existem nas organizações, pois deles surgem os valores potencialmente limitantes, tais como: hierarquia, burocracia e foco de curto prazo, que remetem aos comportamentos contraproducentes baseados no controle, culpabilidade e manipulação.

Portanto, é através da comunicação organizacional que se pode desenvolver uma nova visão da empresa por parte dos colaboradores, tendo em vista seu caráter dialógico, que possibilita à gestão por valores, a construção e alinhamento de valores compartilhados entre os indivíduos e a organização, para elaboração de estratégias sustentáveis neste ambiente globalizado, interconectado e de sociedade em rede.

Published

2016-12-13