OS IMPACTOS DA POLÍTICA DE DESENVOLVIMENTO PRODUTIVO NOS PRINCIPAIS PARCEIROS ECONÔMICOS DO BRASIL: UMA ANÁLISE DE EQUILÍBRIO GERAL COMPUTÁVEL

Autores

  • Daniel Arruda Coronel UFSM
  • Antonio Carvalho Campos UFV
  • André Filipe Zago de Azevedo UNISINOS

Palavras-chave:

Política de Desenvolvimento Produtivo (PDP), Equilíbrio Geral, GTAPinGAMS

Resumo

Como forma de impulsionar o setor industrial, o governo Lula lançou, em 2008, a Política deDesenvolvimento Produtivo (PDP). Este trabalho objetiva verificar o impacto das reduções do ImpostoSobre Produtos Industrializados (IPI) e do Imposto Sobre Circulação de Mercadorias (ICMS), propostospela Política de Desenvolvimento Produtivo (PDP) e de um cenário alternativo, apenas com reduçõesuniformes no IPI, por meio do Modelo de Equilíbrio Geral (GTAPinGAMS), nos principais parceiroseconômicos do país, a saber, Mercosul, Estados Unidos, União Europeia e BRICS. Os principaisresultados indicaram que as medidas propostas pela PDP não tiveram grandes impactos nos fluxoscomerciais e nos níveis de bem-estar dos principais parceiros econômicos do Brasil, sendo que os paísesdo Mercosul foram os mais afetados pelas medidas da PDP, com destaque para os setores de Petróleo,Gás e Petroquímica e Bens de Capital.

Biografia do Autor

Daniel Arruda Coronel, UFSM

Professor Adjunto do Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Federalde Santa Maria (UFSM) e Doutor em Economia Aplicada pela Universidade Federal de Viçosa(UFV).

Antonio Carvalho Campos, UFV

Antônio Carvalho CamposProfessor Titular do Programa de Pós-Graduação em Economia Aplicada da UFV e Bolsista deProdutividade do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

André Filipe Zago de Azevedo, UNISINOS

Professor Titular do Mestrado em Economia da Universidade do Vale do Rio dos Sinos(UNISINOS) e Bolsista de Produtividade do CNPq

Downloads

Publicado

2012-12-20

Edição

Seção

Artigos