ECONOMIA DA FELICIDADE: ESTUDO EMPÍRICO SOBRE OS DETERMINANTES DA FELICIDADE EM PAÍSES SELECIONADOS DA AMÉRICA LATINA

Autores

  • Pedro Henrique de Morais Campetti Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS).
  • Tiago Wickstrom Alves Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS).

Palavras-chave:

Felicidade, Economia da Felicidade, Satisfação, Bem-Estar Subjetivo

Resumo

Este estudo objetiva compreender os condicionantes da felicidade dos indivíduos na América Latina, através de dados do World Values Survey para Argentina, Brasil, Chile, México, Peru e Uruguai. A metodologia de pesquisa utilizada baseou-se em uma Regressão por Mínimos Quadrados Ordinários fundamentada em uma revisão bibliográfica sobre o tema Felicidade em Economia e, empiricamente, buscou avaliar os determinantes da felicidade através de sete fatores selecionados a partir de Layard (2005): situação financeira, relacionamentos familiares, trabalho, comunidade e amigos, saúde, liberdade pessoal e valores pessoais. Os resultados encontrados apontaram que estes fatores são capazes de explicar a felicidade dos indivíduos.

Biografia do Autor

Pedro Henrique de Morais Campetti, Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS).

Economista, mestrando do Programa de Pós-Graduação em Economia (PPGE) da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS), Bacharel em Ciências Econômicas pela UNISINOS e Tecnólogo em Desenvolvimento de Sistemas de Informação pela FTECBRASIL. Endereço eletrônico: pedro_campetti@yahoo.com.br. Telefone: (54)9177-9775. Endereço: Rua Julio de Castilhos, 734/603, Farroupilha, 95.180-000, RS.

Tiago Wickstrom Alves, Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS).

Economista, doutor em Economia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e Professor e Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Economia (PPGE) da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS). Endereço eletrônico: wickstrom.alves@gmail.com. Endereço: Av. Unisinos, 950 – sala 5A410, São Leopoldo, 93.022-000, RS.

Downloads

Publicado

2015-03-03

Edição

Seção

Artigos