Informação Econômica, Ideologia e Expectativa

Autores

  • João Migliori PUC-SP

Palavras-chave:

Informação, Ideologia, Expectativas, Economia, Estado Ampliado

Resumo

O presente artigo pretende acrescentar algumas considerações sobre a intensa relação entre a forma que a informação econômica é propagada, de acordo com o viés ideológico do agente difusor e a busca constante para influir nas expectativas sobre: produto interno bruto, inflação, taxa de juros, cambio, emprego e renda, tornando-as positivas ou negativas, sempre com o intento de alcançarem-se resultados vinculados a determinados setores da sociedade civil que procuram obter para si, ganhos econômicos, políticos e sociais. O texto, entre outras fontes, norteia-se nos escritos de Antonio Gramsci relativos à teoria da hegemonia, ou mais especificamente, à idéia relativa aos Aparelhos de Hegemonia, presentes no Estado Ampliado. Por outro lado, procuramos atualizar e introduzir aspectos referentes à dinâmica da informação (mídias), constantes em minha dissertação  de mestrado, apresentada na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1997) - Plano Real, hegemonia e ideologia: a âncora mídia.

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Publicado

2015-09-08

Como Citar

Migliori, J. (2015). Informação Econômica, Ideologia e Expectativa. Pesquisa &Amp; Debate Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Economia Política, 26(2(48). Recuperado de https://revistas.pucsp.br/index.php/rpe/article/view/23604