Estimativa do PIB Setorial Para o Grande ABC Paulista

Autores

  • Lucio Freitas Universidade Municipal de São Caetano do Sul
  • Érick da Silva Cortes Economista USCS

Palavras-chave:

ABC paulista, economia regional, insumo-produto.

Resumo

Desde a contribuição seminal de Wassily Leontief (1936), a análise de Insumo-Produto configurou-se um campo profícuo de interpretação e planejamento regional. Não obstante o avanço constatado neste campo de pesquisa, a publicação de novos dados sempre estimula investigações e reinterpretações dos eventos econômicos. Sobretudo, neste caso, pela publicação da mais recente matriz de insumo-produto brasileira (IBGE, 2016), para o ano de 2010, em maior grau de desagregação dos setores de atividade econômica. Há ainda poucos estudos publicados a partir dos novos dados, também são raras as aplicações para região do ABC a partir da nova matriz. Este trabalho contribui para reduzir essa lacuna pelo cálculo de um vetor do PIB setorial para a região do grande ABC paulista. A estimativa do produto, a 65 setores, mais desagregada que qualquer estimativa anterior, reforçou a importância da indústria automotiva para a região, mas também o comércio por atacado e varejo. O primeiro setor com elevados geradores e multiplicadores de produto, emprego e renda. O segundo, com efeito diminuto sobre o conjunto das demais atividades econômicas.

Referências

ANAU, R. V., (2002). As transformações econômicas no grande ABC de 1980 a 1999. Revista Pós, São Paulo, vol. 11, pp. 46-59.

BRENE, P. R. A. ; SESSO FILHO, U. A. ; COSTA, A. J. D., (2014). Análise da viabilidade de uso de indicadores provenientes de matrizes de insumo-produto regionais estimadas: apresentação e teste da proposta metodológica. Revista Paranaense de Desenvolvimento, Curitiba, n. 127, pp. 155-180.

MIRANDA-SAMPAIO, L., (2015) Tendências recentes da espacialização das indústrias e serviços em São Paulo e no ABC paulista. Economía, Sociedad y Territorio, vol. xv, núm. 48, pp. 483-515.

Downloads

Publicado

2018-07-11

Edição

Seção

Artigos